Este módulo do Sisgem permite que a área de Engenharia desenvolva seu trabalho de forma organizada, mantendo total controle do orçamento, do planejamento e acompanhamento físico das obras. O Sisgem é um software completo para esta área, com a vantagem de integração com os outros departamentos de sua empresa, como apenas um software de gestão consegue.
O sistema Custos unitários agiliza o cadastro e a escolha de insumos e serviços necessários para a elaboração de orçamentos de obras, compras de materiais, contratação de mão de obra, gerência de estoque, entre outras necessidades da sua empresa.
Permite o tratamento independente das tabelas de composições para cada tipo de obra e a diferenciação por marcas e detalhes, tornando a base de insumos e serviços organizada e de fácil atualização.
O Sisgem já vem com um banco de dados com milhares de insumos e composições já cadastradas, permitindo adições, alterações e organização por tipo de obra.
O banco de composições é a base para quem busca organização e agilidade na elaboração de orçamentos, podendo ser organizado em diferentes níveis de agrupamentos e possuir serviços auxiliares, além de oferecer flexibilidade na criação de composições específicas para cada tipo de obra – residencial, comercial, industrial, hospitalar, de infraestrutura, saneamento ou geotécnica, por exemplo. Você pode criar o seu banco de acordo com tabelas de órgãos regulamentadores, como o DNIT, ou outras tabelas utilizadas pelo mercado, como TCPO, SICRO e SINAP.
Realize definições padrões de BDI, encargos sociais, taxas adicionais, tempo médio de execução por unidade e característica de estoque (como, por exemplo, marca, tamanho ou cor) em cada composição, agilizando e facilitando a criação de orçamentos.
Os equipamentos têm grande representatividade nos custos do seu orçamento? Crie a composição de equipamentos de forma analítica, com variáveis de controle de depreciação, despesas com manutenção, materiais de consumo e mão de obra do operador.
Organize a rotina de tabela de preços por regiões, filiais, obras ou de acordo com as necessidades da sua empresa. Com o banco de composições vinculado a uma tabela de preços, você consegue obter o custo unitário raso de cada composição.
Crie modelos de orçamentos e estruturas padrões para agilizar a criação de orçamentos com a planilha de tipo de obras, um processo complementar ao banco de composições que pode conter apenas uma EAP padrão de projetos ou, ainda, conter as atividades de cada fase.
O sistema Orçamento aumenta a velocidade na montagem do orçamento e possibilita o reaproveitamento das informações já existentes no sistema. É fácil elaborar a planilha de orçamento da obra, pois é possível configurar composições, etapas e subetapas específicas para cada obra, orçando com maior ou menor detalhamento de níveis. Além disto, é possível separar o orçamento em unidades construtivas (bloco, fase, etc.), criar versões para cada planilha de orçamento e manter o histórico de alterações.
Permite, ainda, orçar serviços com composições ou verbas dentro da mesma planilha, e emitir relatórios de orçamento em mais de 30 formatos.
Atendendo às características de cada tipo de obra, a planilha orçamentária pode ser elaborada em diferentes níveis de estruturas de fases e serviços. Também é possível criar uma segunda visão do orçamento de forma modular, permitindo que os serviços do orçamento sejam rateados entre diversos módulos ou fases do projeto. O uso deste recurso facilita o monitoramento detalhado das fases de execução da obra, visto que facilita a realização do cronograma e das medições com base no orçamento detalhado.
Elabore orçamentos rapidamente utilizando as composições pré-definidas do banco de composições ou através da cópia de composições de outro orçamento, da cópia de uma planilha template de tipo de obra ou da composição criada diretamente no orçamento e disponibilizada para o banco de criação de orçamentos no futuro. Todas as composições são estruturadas com os insumos necessários para a execução do serviço e possuem serviços auxiliares com composições específicas.
Com base nas composições dos serviços, todos os insumos (como, mão de obra, materiais e equipamentos, por exemplo) são valorizados através de tabelas de preços automaticamente alimentadas pelas últimas negociações realizadas de acordo com tipos de obras, regiões ou filiais. A valorização do custo unitário também pode ser realizada manualmente e os custos unitários permitem a aplicação de BDI, taxas adicionais e encargos sociais. Além disso, o recurso permite a criação de orçamentos em verbas.
Com a utilização do recurso de controle de históricos, é possível salvar visões dos orçamentos para realização de reajustes ou alterações do orçamento, permitindo a comparação das versões e suas modificações. Para realização de atualização dos custos, pode-se aplicar reajustes de preços de acordo com a variação de índices financeiros, atualizar conforme o histórico de negociações e aplicação de percentuais como, por exemplo, para realização de reajustes referentes a dissídio.
Se os equipamentos representam grande parte do seu orçamento, você pode fazer o controle destes custos analiticamente, com estimativas de custos de locação, controle de depreciação, despesas com manutenção, materiais de consumo, mão de obra, cálculo de custo produtivo e improdutivo. E tudo isso através de fórmulas inteligentes e fáceis de usar.
Realize cálculos de produtividade conforme o tipo de serviço, com base na mão de obra ou nos equipamentos utilizados (produção da equipe mecânica). Com este recurso, é possível chegar à estimativa de tempo para realização do serviço, além de efetuar o cálculo de percentuais produtivos e improdutivos.
Faça a análise da curva ABC do orçamento a partir de diferentes visões: serviços, insumos, grupo de insumos, tipo de insumos e equipamentos. Desta forma, você consegue identificar com facilidade quais são os itens mais representativos da planilha orçamentária.
O sistema Planejamento garante eficiência e dinâmica na gestão da obra, pois possui relatórios de cronogramas físicos e financeiros, necessidades de compras e dimensionamento de equipes. Além disto, é possível configurar a forma de pagamento dos insumos representativos do custo da obra e gerar um cronograma de desembolso mais aderente á realidade das obras.
Possibilita a montagem da lista de tarefas conforme a execução, independentes da estrutura do orçamento, mas mantendo a vinculação de custos com os itens de orçamento através de percentuais. É possível integrar com o MS Project, se necessário, aumentando a produtividade, o detalhamento e a consistência das datas previstas de execução.
Permite montar Calendários de Obras personalizados, de forma que se possa estabelecer os dias de trabalho e feriado/folga dentro de cada obra.
Realize o planejamento físico econômico com cronograma baseline e replanejamentos em nível de fases, subfases e serviços das obras, com definições de datas, prazos e previsão de execução em cada período, através de controle diário, semanal, quinzenal ou mensal.
Em cronogramas para fins de replanejamentos, o avanço físico registrado nas medições é apresentado automaticamente para composição do realizado. Para um planejamento mais preciso, é possível utilizar calendários de chuva, definição de calendários com carga horária global do projeto ou calendários com carga horária específica para cada atividade.
Ganhe mais agilidade na programação de compras e contratações, a qual pode ser obtida de forma automática e de acordo com o cronograma físico econômico com a aplicação de prazos pré-definidos que impactam este processo, sejam eles de origem interna ou externa: prazo para realização de requisição, tempo de compra, elaboração de cotação, recebimento de preços de fornecedores, negociação de preços, tempo de despacho e prazo de entrega.
Além destes prazos, você também pode definir para cada insumo se a compra deve ser realizada acumulada para a execução de todo serviço ou periodicamente para atender o cronograma físico.
Nos cronogramas de replanejamento da obra, é possível acompanhar as quantidade e valores já realizados ou encomendados diretamente planilha do cronograma de compras e contratações. O encomendado refere-se aos pedidos de compras e saldo de contratos de empreiteiros da obra.
Derivado do cronograma físico e do cronograma de compras, o cronograma financeiro tem como objetivo demonstrar e acompanhar o fluxo de desembolso da obra com a aplicação de condição de pagamento, prazo e percentual de caução. Tudo isso com informações detalhadas referentes a custos já realizados, saldo de contratos, saldo de pedidos, saldo de compras e adiantamentos financeiros.
O cronograma físico econômico pode ser manipulado diretamente no Mega, mas também possibilita a integração das informações com o MS-Project®. Quando se optar por gerar as informações utilizando o MSProject®, o planejamento será exportado do Mega, as informações necessárias serão alteradas e importadas novamente para a estrutura de planejamento do Mega. Desta forma, vale ressaltar que só poderão ser importados arquivos que tiverem sido gerados no Sigem
Ferramenta primordial para a gestão do canteiro, o histograma permite que você faça o acompanhamento do previsto x realizado mês e mês para mão de obra e equipamentos.
O sistema Acompanhamento facilita o controle da execução da obra através de registros de medições físicas e de relatórios comparativos entre o planejado e o realizado, de forma a permitir uma resposta ágil caso haja atrasos ou imprevistos nas obras.
É possível importar percentuais executados a partir de arquivos do MS-Project, caso necessário.
As medições podem ser registradas no sistema também a partir de tabletes ou smartphones, ou mesmo através de planilhas impressas com layout que facilita o registro, conferência e autorização manual.
Identifique e quantifique as atividades de fluxo de conversão através de um controle efetivo do seu processo produtivo.
Com os apontamentos coletados, você obtém dados precisos para fazer a atualização do orçamento executivo, análise efetiva do custo da mão de obra, avaliação do desempenho dos serviços, análise da eficiência no uso de equipamentos e otimização de recursos.
Tenha à sua disposição indicadores pré-formatados, configuráveis e flexíveis para ajudar nas tomadas de decisão.
O sistema Controle de mão de obra permite o registro e o acompanhamento da produção de cada colaborador dentro da obra, detalhando as horas trabalhadas e a produtividade em cada tarefa.
Permite também a determinação de preços de execução por serviço e a emissão de boletins de produção e de controle dos apontamentos. Quando necessário, cada apontamento pode gerar automaticamente um título a pagar. Esta funcionalidade é muito útil no caso de pagamento de tarefeiros ou complemento de ganho por produtividade.
O sistema Diário de Obra permite registrar o dia-a-dia da obra com informações relevantes que ocorreram durante sua execução, como por exemplo: tarefas realizadas, equipe e equipamentos envolvidos, condições do tempo, registro de ocorrências, etc.
Através de gráficos, é possível obter estatísticas sobre o percentual de dias trabalhados e de dias impraticáveis devido às condições do tempo. Esses dados podem ser informados para cada turno de trabalho e avaliados através de gráficos estatísticos, o número de repetições de determinados tipos de ocorrências. Estas funcionalidades transformam o Diário de Obras em uma ferramenta gerencial e não somente em um registro feito para cumprir determinações ou processos.
1 - O sistema de exportação e importação de orçamentos facilita a implantação do sistema e evita a perda de dados durante o processo de migração de orçamentos de obras anteriores.
2 - Permite também a importação de tabelas de composições em formato MS-Excel para dentro do cadastro do Sisgem, evitando digitação de dados no início da utilização do sistema.
3 - A importação dos orçamentos é realizada a partir de planilhas do MS-Excel, podendo ou não vincular os itens importados a serviços/composições existentes no banco de dados.